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Substituição de Hábitos

[Substituição de Hábitos]

Para muitas pessoas e, em muitas circunstâncias, #substituir um hábito por outro pode realmente levar com que um hábito anterior #negativo seja extinto. Alguns psicólogos orientam para que, nesse momento em que há a percepção do que antecede o comportamento, o paciente escreva ou anote de alguma forma esse “antes”. Pode ser fazer um tracinho em um papel ou colocar palitos em uma caixa.

E, para parar de roer as unhas, por exemplo, sugerem alguns comportamentos substitutos:
Mascar um chiclete | Colocar as mãos no bolso | Girar os polegares | Brincar com uma bola ou com elástico | Manter as mãos unidas

Ajuda também afastar ambientes ou estímulos que possam levar ao comportamento indesejado. Por exemplo, não ter cigarros em casa, não sair para beber (quando beber leva a fumar) ou não comprar bolachas ou guloseimas quando a questão é deixar de comer bobagens.

Além disso, é importante tentar e testar. Em outras palavras, teste comportamentos substitutos mais positivos. Veja se este ou aquele novo comportamento funciona para você. Se não funcionar, tudo bem, tente de novo, com outro.

Evidentemente, fazer psicoterapia com um #profissional da psicologia capacitado pode ser o primeiro passo para a alteração de hábitos negativos, e pode encurtar todo o processo de #mudança.

 

Matéria Original: https://www.facebook.com/IntegreLondrina/photos/a.136336633363982.1073741828.132632837067695/273896329608011/?type=3&theater