Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

TERAPIA DE CASAIS: COMO OCORRE O ATENDIMENTO

[TERAPIA DE CASAIS: COMO OCORRE O ATENDIMENTO]

A procura pela terapia de casais têm crescido nos últimos anos, mas ainda é uma modalidade terapêutica que gera muitas dúvidas por parte daqueles que querem fazer psicoterapia. Perguntas como: quando procurar o atendimento de casais, se é necessário ser casado para passar por esse tipo de atendimento, se o trabalho pode ser de prevenção ou serve somente para quando o relacionamento está desgastado, ou até mesmo, se o atendimento é realizado para casais hétero ou homoafetivos, são feitas constantemente. 

Diante essas perguntas, pode-se afirmar que todo relacionamento afetivo, independente de estado civil, gênero e orientação sexual, pode ser beneficiado pela terapia de casais. Além disso, o atendimento pode ser realizado quando o casal está se preparando para alguma ocasião específica ou quando algo não corre como o planejado.

Observa-se então, que a psicoterapia de casais pode ter diversos objetivos, entre eles desenvolver no casal repertório de resoluções de problemas, ensinar repertórios para comunicação mais efetiva, fortalecer vínculos, ampliar autoconhecimento mútuo etc. Desta forma, o atendimento de casal busca aumentar aspectos positivos do relacionamento em relação aos negativos.

Como ocorre o atendimento?

No atendimento, é discutido com o casal qual a sua prioridade em relação às queixas apresentadas, bem como o que não é apresentado como queixa, mas que pode ser relevante na relação. 

Outra característica desse atendimento é que os atendimentos podem ocorrer sessões individuais e conjuntas, a depender do processo terapêutico, bem como os pares podem ter terapeutas diferentes e, ainda assim, terem as sessões de casal.

Por fim, vale destacar que o terapeuta não determina o sucesso ou fracasso do relacionamento. A ideia é que a terapia de casal compreenda qual o melhor caminho para a saúde emocional de ambas as partes e principalmente do relacionamento e, desse modo, o próprio casal seja capaz de tomar decisões acertadas para si.

Quer saber mais sobre a Terapia de Casais?

Entre em contato.

 

#terapiadecasal #AnálisedoComportamento #Psicoterapia